O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que consiste em 3 principais tratamentos, HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO.
Em cada etapa do cronograma capilar é oferecido uma solução especifica para os fios, como uso de calor, poluição, cloro de piscina entre outros …

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independente da sua textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer com fatores externos. Ao intercalar os tratamentos, dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.

HIDRATAÇÃO

A HIDRATAÇÃO dos fios é um dos passos mais conhecidos e feitos, e não é atoa, ela é responsável por trazer de volta a água perdida dos fios.

O que devo procurar em um creme de HIDRATAÇÃO ?
Procure sempre produtos que tenham.

  • D-Pantenol: Proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho;
  • Manteiga de Oliva: Hidrata profundamente os cabelos a longo prazo;
  • Óleo de Coco Extra Virgem: Rico em Vitaminas E e Ácido Graxos;
  • Babosa: Hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios. Antioxidante natural;
  • Aminoácidos funcionais: Regeneram a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força.

NUTRIÇÃO

A nutrição capilar é o procedimento responsável por repor lipídios aos cabelos. Mas o que são lipídios? Basicamente, são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, e sua função é conferir uma camada protetora aos fios, deixando-os macios, flexíveis, brilhantes e com as cutículas alinhadas. Assim, fazer a nutrição capilar é a melhor forma de garantir que os fios fiquem hidratados, protegidos, mais bonitos e saudáveis.
Os fios cacheados e crespos são os que mais precisam de nutrição, pois a oleosidade natural não consegue atingir o comprimento do cabelo.

Procure sempre os produtos que tenham os ativos.

  • Óleo de Rícino: Possui ação fortalecedora e auxilia no combate à queda por quebra;
  • Óleo de Coco: Rico em Vitamina E e Ácidos Graxos;
  • Óleo de Argan: Controla o frizz e deixam os fios saudáveis;
  • Óleo de Manga: Rico em Vitaminas A, C B1, B2 e B5;
  • Óleo de Girassol: Hidrata e aumenta o brilho dos cabelos;
  • Óleo de Abacate: Rico em Vitaminas A, D e E. Promove regeneração e nutrição da fibra capilar;
  • Proteína do ovo: Rico em Vitaminas A, vitaminas do Complexo B e antioxidante;
  • Óleo de Amla: Rico em Vitamina C, Flavonoides. Reduz pontas duplas e fortalece os fios;
  • Azeite de Oliva: Rico em Vitaminas A, D, K e E.

RECONSTRUÇÃO

A reconstrução deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, ou seja, apenas fios extremamente danificados e elásticos, que precisam recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.

DICA: QUERATINA
A Queratina é uma proteína produzida pelo corpo humano, que representa cerca de 90% da constituição do fio. Ela é responsável por garantir força, elasticidade e resistência à fibra capilar, pois é riquíssima em aminoácidos e poderosa reconstrutora da fibra danificada.

CUIDADO COM O EFEITO REBOTE

Sim gente e isso aconteceu comigo, pra quem me acompanha nas redes sociais sabe que eu fiz descoloração global e fiquei ruiva.
Com isso montei um cronograma da seguinte forma.

Segunda – Hidratação
Quarta – Nutrição
Sexta – Reconstrução

Tudo ia lindamente bem até que eu me confundi e fiz 3 vezes reconstrução seguidas, sim gente EU FIZ ISSO rsrsrs.

Agora meu cabelo está bem poroso e bem duro ( os fios quando estão molhados ficam rígidos ) e isso é por causa da reconstrução que fiz de forma errada.

Por isso é importante a gente conhecer nossa pele, nosso corpo e nosso cabelo, e sempre é bom fazer um teste de porosidade e ver o que seu cabelo precisa.

Teste de Porosidade dos Fios -
Foto retirada do google, se você é o dono da imagem entre em contato e darei os devidos créditos.

Agora é com você, me diz aí se você faz o cronograma capilar <3